A AcadeMath surgiu da experiência de ter o curso de Cálculo I que ministrei por mais de 30 anos na Unicamp, como docente do Departamento de Matemática, gravado e publicado pelas equipes da TV Cultura de São Paulo e da Universidade Virtual do Estado (Univesp). Isso ocorreu no primeiro semestre de 2012. O curso tem tido excelente receptividade, pois contava, só na primeira aula, com mais de 1,7 milhão de acessos, no início de 2021. Desde o início da pandemia de Covid-19, em março de 2020, já foi acessado por mais de 130 mil pessoas. As aulas podem ser acessadas na página do Curso na Univesp.

Ao observar esse interesse, comecei a estudar as alternativas de como tornar o aprendizado do Cálculo e de outras disciplinas da Matemática Universitária mais interessante, mais motivador, incluindo não só os conteúdos usuais e as técnicas e métodos dessa área do conhecimento, mas também como ela se relaciona com o conhecimento e as atividades humanas de forma mais integrada. Lembrei-me de um texto escrito por Richard Courant (vejam aqui uma interessantíssima entrevista que ele deu a dois eminentes cientistas, T.S. Kuhn e M. Kac, em 1962), no prefácio a uma obra essencial sobre a história das conceitos envolvidos na disciplina, The History of the Calculus and its Conceptual Development, de Carl Boyer. Courant foi um grande matemático que também escreveu o que muitos consideram o primeiro livro moderno de Cálculo, na década de 1920, até hoje uma obra relevante. No prefácio ao livro de Boyer, ele escreveu (eu uso este texto no vídeo de boas-vindas do Curso de Cálculo I, que está aberto para visualização):

O Cálculo Diferencial e Integral é um dos grandes feitos da mente humana. Seu lugar entre as ciências naturais e humanas deveria fazê-lo um meio especialmente fecundo de ensino superior. Infelizmente, a forma mecânica da qual o Cálculo é algumas vezes ensinado falha em apresentar o assunto como o resultado de uma dramática batalha intelectual que durou 25 séculos ou mais, que está profundamente enraizada nas várias fases dos empreendimentos humanos e que continuará assim, enquanto o homem buscar entender a si mesmo, assim como a natureza.

Esse pequeno texto resume de forma essencial como vemos o Cálculo: seu conteúdo, seu ensino e sua aprendizagem. O Cálculo está no cerne, de fato, de todas as Ciências, as Exatas, as da Natureza, as da Saúde, as Sociais e as Humanas, na busca do ser humano em compreender a si próprio e o mundo em que vive, como observa Courant. Sobre as Ciências Exatas e da Natureza, nem é preciso mencionar a razão para essa afirmação. Nas Ciências da Saúde, Humanas e Sociais, o Cálculo está diretamente associado a todos os usos e aplicações da Estatística. Talvez até mesmo as Artes e as Humanidades possam, de alguma forma, se beneficiar das ideias e dos conceitos fundamentais do Cálculo e da Matemática.

Essas foram a ideias que nos motivaram a desenvolver nossos cursos, em particular os de Cálculo, seguindo o que Courant diz no texto acima, buscando conectar o seu público, alunos, docentes e interessados, a essa fascinante aventura que é o desenvolvimento das ideias e conceitos, assim como as técnicas e métodos para aplicações, do Cálculo, e de suas conexões com todas as áreas do conhecimento humano, assim como com outras da própria Matemática. Essa é nossa missão fundamental e esperamos que os Cursos oferecidos ajudem nessa tarefa que consideramos muito importante na formação de nossas e nossos jovens, que hoje estão cursando disciplinas nas nossas faculdades e universidade, e na divulgação do Cálculo a todos os interessados.